quinta-feira, 24 de março de 2011

"Projeto Cultural Samba na Cumbuca"

A Cumbuca...

O Projeto Cultural Samba na Cumbuca foi fundado em 25 de março de 2009, é a primeira comunidade de samba do Butantã, exaltando, resgatando, aprendendo e ensinando o verdadeiro samba paulista.

É um encontro de sambistas, intérpretes, compositores, instrumentistas, percussionistas, batuqueiros, amantes do samba, poetas, crianças, jovens, adultos, senhores e senhoras, amigos, colegas, comunidades, onde o intuito é cantar sambas inéditos, além de apresentar obras de compositores que fazem e fizeram a história do samba paulista, bem como contando essa história por meio de painéis que são expostos nos locais durante as realizações dos eventos, mostrando ao público o compositor/poeta em sua essência. Ao primeiro acorde do cavaquinho, a cumbuca é aberta, e os diversos compositores começam a cantar os sambas inéditos e sambas consagrados. Ao término do evento a cumbuca é fechada com o samba de encerramento. O projeto valoriza e promove a cultura para a comunidade, despertando o interesse do ser humano em aprender um instrumento musical ou compor uma obra.

Foi fundado visando promover a cultura da região, hoje é visto como, sala de aula em forma de roda de samba. Os verdadeiros “ninhos” do samba enfraqueceram perante a comercialização de uma vertente da música popular brasileira, que não prima pela qualidade. O Samba na Cumbuca chegou para fortalecer o movimento do samba em São Paulo, revelando compositores, músicos... É nossa obrigação levar o que nos foi ensinado ao conhecimento da comunidade, ou seja, o valor cultural que nos foi deixado, e só cabe a nós, de forma diferenciada, didática e musical, transpor ao público a importância dos autores e suas obras, que são levantadas em nossas discussões. Com composições próprias, irreverentes e emocionantes vamos passando nosso conhecimento ao público, de maneira a fazer, com que interajam e se interessem por essa cultura, o Samba.

Como objetivo visa promover e valorizar a cultura do samba, levando o conhecimento à comunidade e o valor cultural que nos foi deixado, transpondo de forma totalmente didática a importância dos autores e suas obras.

O Samba na Cumbuca aconteçe todas as quintas-feiras
Local: Espaço Cultural Martinho
Endereço: R. Dr. Artur Neiva S/N (Muro Laranja)
Rio Pequeno – Zona Oeste – São Paulo – SP
Horário: 19:30

2 comentários:

Rogerio disse...

Parabéns Cumbuca, esse é o caminho!!!

Ricardo disse...

Alô cumbuca a família é uma só