sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

... Parabéns Compositores ...

Composição musical é uma arte. O compositor é o profissional responsável por essa arte. Através das notas musicais, acompanhadas ou não de letra, muitos aspectos de uma sociedade são revelados em termos históricos, sociológicos, estéticos e filosóficos. A música expressa a cultura de um país ou região. E o compositor tem tarefa de revelar a cultura através de suas obras. Pode ser considerado um repositório do seu universo sócio-cultural. No Brasil, cada região tem suas músicas típicas, que caracterizam o povo e a cultura de cada lugar. O compositor consegue, através da melodia e da letra, transmitir, com precisão e beleza, os traços que individualizam cada cultura. A música é sempre manipuladora das mais íntimas sensações - individuais ou coletivas - e de todo o mecanismo das emoções. A música eleva, inspira, comove; mas também pode deprimir, agitar, conturbar. Cabe ao compositor traçar caminhos.E o fará através do domínio da técnica, do estilo, da estética.
A música é um sistema de signos sonoros que se combinam e se transformam em linguagem: a linguagem musical, que é uma das mais antigas desenvolvidas pelo ser humano.Como forma de comunicação, a linguagem musical sempre exerceu influência na vida das pessoas, ou seja, em suas relações pessoais, no entretenimento, no trabalho e, sobretudo na religião. Além disso, como expressão de linguagem e de arte, a música evoluiu e se modificou com os avanços da sociedade e com as mudanças dos padrões estéticos e culturais.É nesse contexto extremamente dinâmico e mutável que se encontra o ofício do compositor. Mais que um agente de comunicação, ele é um artista que se divide entre a música e a poesia. Sua mais importante função, atualmente, é contribuir para uma tomada de consciência. O compositor deseja enviar uma mensagem e se fazer entender. Sua obra, ao comunicar uma idéia, contribui para o alargamento da consciência e, conseqüentemente, para a modificação do ser humano e da sociedade. Percebe-se, pois, quão importante se torna o trabalho do compositor nos dias de hoje, visto ser ele formador de opinião e modelo de comportamento para vários grupos. Os jovens, que são especialmente influenciados pela linguagem musical, demonstram como a música afeta o seu modo de agir e pensar, haja vista os grupos que se identificam com a mensagem de amor, paz e solidariedade das músicas construtivas, e os grupos que se identificam com uma ideologia destrutiva, com o consumo de drogas e com o estímulo à violência, temas de inúmeros gêneros musicais...
Grande Abraço à todos;
"PAGODE DA 27"

Um comentário:

BRANCO disse...

As vezes me calo, as cordas do meu bandolim entoam a sonoridade dos meus sentimentos, e como ventos uivantes entre os montes, me escondo, com medo de que me escutem, e me condenem por me expressar através de sons, perco o papel, não acho a caneta, nem mesmo tenho um giz, não encontro um professor que possa fazer-me um aprendiz, mas nas linhas tremolas de palavras incertas, crio o inesperado, mesmo que condenado, alerto se for prejudicado, assim vou compondo a vida, pode até causar ferida, mas feliz vou ficar, pois sempre terá uma composição que servirá de remédio para esta ferida cicatrizar.

Parabéns a todos os compositores.

Axé